Comércio varejista baiano
Salvador – O comércio varejista da Bahia
apresentou em novembro de 2012 expansão de 8,5% nas vendas, em relação a igual
mês de 2011. Na comparação entre novembro e outubro de 2012, registrou um
decréscimo de 0,4% no volume de vendas. Nas demais comparações, o comércio
cresceu 10,3% (janeiro a novembro do mesmo ano) em relação ao mesmo período do
ano anterior, e 9,6% no acumulado dos últimos 12 meses.
Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e
Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
O crescimento de 8,5% no volume de vendas na Bahia revela que o
comércio continua fortalecido. A facilidade de acesso ao crédito e as
baixas taxas de juros, associadas ao comportamento da taxa de desemprego,
ajudaram a alavancar as vendas em novembro de 2012. Nesse mês, de acordo com
informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança do comércio avançou,
atingindo resultado positivo.
Entre o mês de outubro e novembro, o Indicador Trimestral do Índice de Confiança do Comércio (Icom) passou de 130,6 pontos para 132,8 pontos. No acumulado do ano, comparando-se com a média nacional e as demais unidades da federação, o crescimento do varejo baiano ocupa a décima posição, colocando-se acima da média nacional (8,9%).
Entre o mês de outubro e novembro, o Indicador Trimestral do Índice de Confiança do Comércio (Icom) passou de 130,6 pontos para 132,8 pontos. No acumulado do ano, comparando-se com a média nacional e as demais unidades da federação, o crescimento do varejo baiano ocupa a décima posição, colocando-se acima da média nacional (8,9%).
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