sábado, 6 de abril de 2013

Arena Fonte Nova é inaugurada com presença de Dilma Rousseff na Bahia

05/04/2013 11h09 - Atualizado em 05/04/2013 14h02

Arena Fonte Nova é inaugurada com presença de Dilma Rousseff na Bahia

Estádio foi aberto nesta sexta-feira (5), em Salvador.
Estrutura será usada na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

Lílian Marques Do G1 BA

dilma inaugura fonte nova (Foto: Divulgação / Governo do Estado)Descalça, presidente dá o primeiro chute na Arena Fonte Nova, estádio que será utilizado na Copa das Confederações e Copa do Mundo (Foto: Divulgação / Governo do Estado)
A Arena Fonte Nova, estádio de Salvador construído para a Copa das Confederações, em junho, e para a Copa do Mundo, em 2014, foi oficialmente inaugurada na manhã desta sexta-feira (5), pela presidente Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito da capital baiana, ACM Neto.
Os ministros dos Esportes, Aldo Rebelo, do Transporte, César Borges, da Justiça, José Eduardo Cardoso, a ministra da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além de representantes do Consórcio Arena Fonte Nova, também participaram da cerimônia. Descalça, a presidente chutou uma bola, no meio do campo, ato que simbolizou a inauguração do equipamento multiuso.

“Não foi fácil tomar a decisão de implodir a Fonte Nova, fazer um complexo internacional e não tirar a ferradura original que é a cara de Salvador. A polêmica hoje se cala quando a gente vê que no lugar da antiga Fonte Nova, respeitando o nome de Octavio Mangabeira, aqui será um complexo cultural. Isso aqui foi pensado com muito carinho, chorado no momento da demolição. Esse é o Complexo Esportivo Octávio Mangabeira e é também a Arena Fonte Nova porque ninguém tira esse nome que o baiano deu”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Raio-X: em Ba-Vi histórico, Vitória supera o Bahia em 7 das 11 posições


05/04/2013 10h20 - Atualizado em 05/04/2013 10h20

Os comentaristas Jorge Allan e Darino Senna, além do colunista Marcelo Sant’Ana, do Correio* avaliam os dois times que inauguram Fonte Nova

Por Thiago Pereira Salvador

obina bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)Obina é uma das unanimidades entre os comentaristas
(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)
Diz o ditado que em clássico não existe favorito. No entanto, a análise peça por peça do Ba-Vi deste domingo, partida inaugural da Fonte Nova, contraria a máxima do futebol e coloca o Rubro-Negro em vantagem no confronto válido pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Baiano 2013. Em melhor fase no estadual, o Rubro-Negro leva a melhor em sete dos 11 duelos particulares, posição por posição, propostos pelo Raio-X do GLOBOESPORTE.COM.
A comparação levou em consideração a opinião dos comentaristas Jorge Allan e Darino Senna, da TV Bahia, além do colunista Marcelo Sant’Ana, do jornal Correio*. Entre divergências e concordâncias, os três analisaram os times de Bahia e Vitória e elegeram o melhor atleta de cada posição.
Com três gols em três jogos disputados com a camisa do Bahia, o atacante Obina é uma das unanimidades. Mesmo sem estar na forma física ideal, o jogador ganhou elogios e foi eleito um dos atletas mais perigosos do clássico.
A grande disputa individual do Raio-X ficou entre Maxi Biancucchi e Adriano Michael Jackson. Para os comentaristas entrevistados pelo GLOBOESPORTE.COM, os dois jogadores se equivalem, mas o momento do argentino é melhor, com direito a gol marcado na última rodada do Baianão.
- A estatística mostra que o Vitória costuma atuar melhor no primeiro tempo, enquanto o Bahia é superior na segunda etapa. Acho que quem conseguir o maior equilíbrio durante a partida vai sair com o primeiro triunfo da história da Arena Fonte Nova – afirmou Jorge Allan.
montagem - maxi biancucchi e adriano (Foto: Globoesporte.com)Biancucchi e Adriano travam a grande disputa individual do Ba-Vi (Foto: Globoesporte.com)
Além de ser um clássico, a partida deste domingo representa para o Bahia a oportunidade de começar com o pé direito a história no estádio em que mandará jogos de agora em diante. Nos últimos quatro anos, o Esquadrão de Aço teve Pituaçu como casa. A volta para a Fonte Nova encerra um hiato de sete anos longe da arena que abrigou o Tricolor desde a década de 1950.
O Vitória, por sua vez, tem como maior objetivo estragar a festa do rival e manter o 100% de aproveitamento no Baianão. O Rubro-Negro venceu as três partidas que disputou pelo estadual e tem a chance de garantir a classificação para as semifinais já neste domingo, bem diante de um adversário histórico.

Policial tem parte do dedo arrancado enquanto tenta conter homem na BA


05/04/2013 17h56 - Atualizado em 05/04/2013 18h39

Homem foi prestar queixa na Coelba quando teve ataque de fúria, diz PM.

Caso foi na tarde desta sexta-feira (5), na cidade de Conceição do Coité.

Do G1 BA

Homem foi preso após agredir o PM (Foto: Raimundo Mascarenhas/ Calila Notícias)Homem foi preso após agredir o PM (Foto: Raimundo Mascarenhas/ Calila Notícias)
Um homem mordeu e arrancou parte do dedo de um policial militar, na tarde desta sexa-feira (5), na cidade de Conceição do Coité, a cerca de 210 km de Salvador.
Segundo informações registradas na delegacia da cidade, o agressor, que teria tido um transtorno mensal, foi a um ponto comercial que tem uma rede de serviços da Coelba, concessionária que administra a energia elétrica da Bahia, prestar uma queixa por falta de luz, quando teve um ataque de fúria e destruiu parte dos equipamentos da unidade.
Ainda segundo a polícia, um soldado da PM, que estava à paisana, passava pelo local e tentou conter o rapaz.
"Ele tentou segurar o homem que estava danificando o local, quando o rapaz mordeu e arrancou a falange do dedo do soldado", explicou o capitão Lessa, comandante da unidade de polícia regional.
Segundo o oficial, o policial está internado e passa bem. Até as 17h, ele aguardava o parecer de um médico que iria analisar a possibilidade de implantar a parte do corpo que foi arrancada.
O agressor, de acordo com a polícia, foi encaminhado à delegacia para que um inquérito seja aberto. "O rapaz tem histórico de problemas mentais na cidade. Certa vez ele chegou a se pendurar em um poste por horas", explicou o capitão.
A Coelba informou que nenhum funcionário foi agredido. O órgão explicou que os equipamentos destruídos fazem parte do estabelecimento comercial onde fica a rede de serviços da concessionária.