sexta-feira, 29 de março de 2013

Quadrilhas africanas no Brasil usam correio para 'exportar' drogas

Quadrilhas africanas no Brasil usam correio para 'exportar' drogas



Atualizado em 29 de março, 2013 - 05:46 (Brasília) 08:46 GMT

Drogas apreendidas em boneco de brinquedo (foto: Receita Federal)
Traficantes escondem drogas em todos os tipos de produtos mandados pelo correio, até brinquedos
Quadrilhas africanas que operam no Brasil estão enviando drogas de forma sistemática para a Espanha, a China e o Reino Unido por meio de serviços postais. A Polícia Federal faz cerca de 50 apreensões por mês dessas remessas. A maioria é de cocaína.
Para tentar enganar a polícia e a Receita Federal, os traficantes usam esconderijos inusitados para esconder a droga.
Entre as técnicas já identificadas estão rechear com pequenas quantidades de cocaína objetos como brinquedos, roupas, ferramentas e utensílios domésticos – e depois enviá-los ao exterior por meio do correio e de empresas de entregas internacionais.
Segundo o delegado Ivo Roberto Costa da Silva, da Polícia Federal, os grupos criminosos são formados majoritariamente por nigerianos. "Eles não chegam a formar uma facção ou uma máfia, mas às vezes se associam para traficar", afirmou o policial.
Os destinos preferidos para as remessas são Espanha e, em menor escala, China e Grã-Bretanha. Segundo Silva, as quadrilhas de africanos também têm ramificações nesses países. Seus membros se encarregam de receber os entorpecentes.
O crescimento do narcotráfico para a China, especificamente, tem chamando a atenção das autoridades. O país pulou do quinto lugar no ranking em 2009 para segundo em 2012. Uma hipótese investigada é que o crescimento econômico chinês tenha estimulado também o tráfico de drogas.
De acordo com o policial, alguns motivos explicam o porquê de quadrilhas africanas terem se instalado no Brasil. Um deles é a grande fronteira com países onde há produção de cocaína (Colômbia, Bolívia e Peru). Outro fator de estímulo seria o Brasil possuir grande número de voos de passageiros e de carga para a Europa.

Secretária pede apuração sobre cobrança ilegal feita em Santa Casa


Secretária pede apuração sobre cobrança ilegal feita em Santa Casa

Publicada em 28/03/2013 13:51:35

Foto: Alfredo Filho/Secom
Ledívia Espinheira, secretária de Saúde de Ilhéus
Ledívia Espinheira, secretária de Saúde de Ilhéus
A secretária de Saúde do município de Ilhéus, Ledívia Espinheira, considerou inaceitável a prática de cobrança por consultas do SUS, no hospital da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, conforme denúncia veiculada em nível nacional, no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, cuja matéria foi produzida pela TV Santa Cruz, através da repórter Karen Póvoas.
Segundo a reportagem, o médico ginecologista Paulo Bittencourt é acusado de cobrar taxa de 50 reais para priorizar o atendimento a pacientes gestantes no sistema público de saúde.
Ledívia Espinheira informou que já manteve contato com o provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira, e solicitou rigorosa apuração da denúncia. Ela adiantou que o provedor prometeu submeter o caso à análise da comissão de ética da instituição.
A secretária de Saúde também admitiu que promoverá auditoria para avaliar as responsabilidades diante do caso. ”Esse tipo de coisa é inadmissível e a população tem que vir a público, denunciar esses abusos à Secretaria, e utilizar os veículos de comunicação também para falar desses absurdos”, disse.
A secretária de Saúde comentou que tem informações de que práticas como essa acontecem há algum tempo no município, e prometeu agir para combater com rigor a falta de ética profissional. Ela disse ainda que vai solicitar ao Conselho Regional de Medicina (Cremeb) que acompanhe também a apuração do caso junto à Santa Casa de Misericórdia e se posicione.
Conforme a reportagem, a denúncia partiu de David Coelho, marido de uma das pacientes que aguardavam pelo atendimento médico do SUS, a gestante Laís Coelho. A cobrança da taxa foi inicialmente confirmada pelo recepcionista do hospital, identificado como José Haroldo.
Ele disse que o médico Paulo Bittencourt sempre cobra a taxa de 50 reais para agilizar a consulta. O médico, por sua vez, disse que não cobra a taxa, mas admite que a recebe. “Quando chego, a taxa está aqui", declarou.

Riachão: Homem denuncia roubo de 17 bovinos próximo ao Pov. de Chapada


Riachão: Homem denuncia roubo de 17 bovinos próximo ao Pov. de Chapada


image Pelas informações, foram roubadas 17 cabeças de bovinos
Em contato com este portal, um homem identificado por Decinho, pediu para que fosse noticiado o roubo de animais bovinos na Fazenda Mocó, na rodovia Riachão a Conceição do Coité, próximo ao povoado de Chapada. Confira:
Hoje dia 27/03/2013 por volta das 4:00 a 5:00 da manhã, houve um roubo de gado na Fazenda Mocó na estrada de Riachão a Conceição do Coité, perto do distrito de Chapada.

Foram roubadas 17 cabeças de bois. As informações é que viram um caminhão boiadeiro Azul da carroceria branca ao amanhecer, saindo em direção à sede de Riachão. O gado possui o ferro DE.

Pedimos a quem tenha visto, o carro com essas características, ou tenha visto descarregando em algum lugar, que entre em contato com a policia civil ou ligue para a rádio. Uma pista correta será muito bem recompensada.

Capim Grosso: Tenente Marcos José é assassinado; clima de revolta na cidade


Capim Grosso: Tenente Marcos José é assassinado; clima de revolta na cidade

image Tenente Marcos foi assassinado por homens desconhecidos
Segundo informações, o tenente Marcos José de Souza, 44 anos, estava abastecendo o seu carro, quando dois elementos não usando capacete chegaram em uma moto e dispararam vários tiros à queima roupa no militar.
Informações dão conta de um clima bastante tenso na cidade. Não entra e não sai ninguém. Trânsito complicado, inclusive o intermunicipal.
Leia mais informações
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou, através de nota a imprensa, que o 1º Tenente Marcos José de Souza, 44 anos, foi morto tiros na tarde desta quinta-feira (28), no município de Capim Grosso, localizado a 268 km de Salvador.

Segundo as autoridades, ele foi atingido por homens a bordo de duas motos, quando parou em um posto de combustível localizado no km 2 da BR-407.

O oficial estava de folga no momento do crime. Segundo a assessoria da PM-BA, ele ingressou na corporação em 1990. Marcos era comandante do 5º Pelotão da 24ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), com sede em Capim Grosso. Diligências estão sendo realizadas no intuito de localizar e prender os autores do crime. (Foto: FR Noticias).